As críticas à Embasa se intensificam em Itarantim devido à água com forte odor e ao fornecimento irregular em diversos bairros da cidade. Moradores têm reclamado da qualidade da água, que apresenta um cheiro desagradável, tornando-a imprópria para consumo. Além disso, muitos bairros estão enfrentando a falta de abastecimento, gerando insatisfação e preocupação entre a população.
De acordo com informações colhidas pela redação do site Crônicas de Itarantim, alguns bairros estão sem água desde sexta-feira, 10 de janeiro até este domingo, 12. Além da falta do líquido essencial, alguns moradores alegam que a água que está sendo fornecida vem causando coceira no corpo após os banhos.
Recentemente moradores de Itarantim gravaram alguns vídeos mostrando a situação da barragem do Jundiá, a qualidade da água e o reservatório com grande acúmulo de sujeira. A Embasa informou que a água da barragem do Jundiá não estava sendo captada e sim a água da região do Mandim.
O que se sabe é que os moradores de Itarantim estão na bronca com a empresa e com a qualidade da água que vem sendo servida para a população.