Bahia: Jerônimo e PP ensaiam aproximação, e sigla pode voltar à base governista
O desembarque total do PP à base do governador Jerônimo Rodrigues (PT) está acontecendo aos poucos. Após o fim das eleições municipais, o gestor estadual fez um vídeo de agradecimento ao presidente estadual da sigla, Mário Negromonte Jr., reforçando a importância da parceria entre os partidos. A gravação foi publicada nas redes sociais do progressista.
“Quero agradecer a campanha nas eleições municipais de 24. Dizer da minha alegria de estarmos caminhando juntos, onde nós pudemos fazer a campanha para um candidato a prefeito, a vice, a vereador, a vereadora. Meu abraço, meus agradecimentos. Estamos juntos. A maturidade dessas eleições demonstrou, no Brasil e na Bahia, que essa parceria é importante, caminhando junto com o PP”, disse Jerônimo.
A aproximação entre as legendas ganha força após o rompimento do PP com o governo nas eleições de 2022, quando decidiram apoiar a candidatura de ACM Neto (União Brasil), que foi derrotado no 2º turno. Nos bastidores, a cúpula do PP ventila a possibilidade de assumir uma secretaria durante a reforma administrativa, que vem sendo estudada por Jerônimo, e deve iniciar em breve.
Um dos sinais dessa reaproximação foi esboçada no município de Jeremoabo, onde o governador tomou ovada por ter apoiado o candidato do PP, Matheus de Deri, apadrinhado pelo atual prefeito, Deri de Paloma, em detrimento do postulante do PT, Fábio da Farmárcia. Apesar do apoio, ambos foram derrotados na cidade, e quem levou a melhor foi o candidato Tista de Deda (PSD), que venceu a disputa com 47,08% dos votos, o equivalente a 11.530 votos. (Com informações do Bahia.ba).