Chuvas: Instituto coloca Itarantim com classificação alta de inundação e Itapetinga com classificação muito alta
Dados do AdaptaBrasil, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), mostram cidades da região Nordeste com riscos de alagamentos, inundações e enxurradas que as chuvas podem causar. Cada cidade da Bahia recebeu notas que representam classes de risco: alto risco, muito alto risco e baixo risco, como pode ser visto no mapa abaixo, clicando nas cores de cada cidade. Itarantim está na classe de perigo alto de inundações, enxurradas e alagamentos.
De acordo com o instituto, esses índices são medidos com base no território do município e nos históricos de alagamentos. Por exemplo, as cidades de Itambé, Itapetinga e Itororó ficaram com classificação de muito alto risco devido aos históricos recentes de alagamentos nesses municípios.
Além de Itarantim, que recebeu nota de alto risco, outras cidades da nossa região também receberam a mesma classificação: Maiquinique, Potiraguá e Macarani.
Os índices apresentam uma pontuação de 0 a 1 para avaliar o nível de risco para cada impacto ambiental, que vai de muito baixo a muito alto, considerando a vulnerabilidade da população, a exposição da população aos desastres geo-hidrológicos e a ameaça do tipo de desastre, ocasionado por chuvas intensas.