Itarantim: Audiência pública sobre Mineração será tema de debate na cidade nesta quinta-feira
Será realizada nesta quinta-feira (08) audiência pública que tratará do “Pesquisa e Mineração nas Serras do Entorno da Cidade de Itarantim”. O evento irá acontecer na câmara de vereadores da cidade, localizada na Bacia hidrográfica do Rio Pardo no Médio Sudoeste da Bahia, que vem sendo alvo da expansão da mineração que ocorre em todo o estado.
Cerca de 70% do território da cidade está com autorização da Agência Nacional de Mineração (ANM) para a pesquisa mineral, especialmente o nióbio. Desde 2023, uma empresa de mineração realiza a prospecção de minérios nas serras que fornecem a água que abastece a sede do município, bem como a centenas de pequenas e médias propriedades agropecuárias na região. Essas pesquisas são realizadas sem diálogo com a população do campo e da cidade. A população itarantiense vem denunciando que muitas pesquisas estão sendo feitas nas áreas sem a devida autorização dos proprietários.
A audiência busca debater quais serão os impactos da mineração sobre o modo de vida e de produzir, bem como sobre o meio ambiente e o próprio abastecimento de água do município, uma vez que as serras são responsáveis por guardar as nascentes das quais dependem a população de Itarantim. O Centro de Estudos e Ação Social, o Movimento pela Soberania Popular na Mineração e o Observatório do Rio Pardo Vivo e Corrente convidam toda a sociedade civil, movimentos sociais e entidades para construir esta audiência pública.
A audiência pública irá acontecer no auditório da câmara de vereadores às 19 horas e toda população é convidada.