A novela do pré-candidato a vice prefeito em Itarantim ganha mais um capítulo desta série de confusões que já se arrasta há alguns meses desde que o prefeito fábio Gusmão (PSD) escolheu para compor sua chapa o ex-secretário de administração Jai Oliveira que é filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), conhecido popularmente como “Jai Mamão”, mas que o próprio partido não aceita ele como vice.
Jai, como é de conhecimento de todos, teve o nome rejeitado pela Federação Brasil da Esperança Municipal (PT, PV e PCdoB), que não aceitou seu nome para compor a chapa do prefeito. Com isso começou uma novela que parece que nunca chega ao final e o penúltimo capítulo foi uma convenção realizada no dia 20 pelos partidos PSD e Podemos que dizia que a Federação fez parte do evento oficializando a candidatura do ex-secretário. O que não aconteceu e ninguém da Federação compareceu ao evento que referendou Jai Oliveira como candidato.
A Federação alegou que houve uma manipulação de assinatura falsificando ata do evento que uma pessoa que não estava apta a representar a Federação assinou no documento, com isso os partidos que compõem a Federação entraram com uma ação na justiça.
O mais novo capítulo desta “novela” é uma possível decisão do Juiz Eleitoral, Murilo Brito, da 138ª Zona Eleitoral de Itarantim, que foi publicada em veículos de informações da região que dava como “martelo batido” que Jai Oliveira seria o candidato a vice.
Também uma foto que foi divulgada do prefeito Fábio Gusmão e Jai Oliveira ao lados do presidente do PT da Bahia, Éder Valadares, e do presidente da Federação Estadual, Geraldo Galindo do PCdoB, que dizia na informação que uma articulação do deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), oficializa perante a Federação o nome de Jai.
Nossa redação falou com representantes da Federação no município que nos informaram que ainda não foram comunicados pelo Diretório Estadual sobre a decisão e muito menos pela justiça.
Ainda em fala com o site Crônicas de Itarantim, membros do Partido dos Trabalhadores (PT) em Itarantim, afirmam que isso é mais uma espécie de pressão midiática, que nada ainda está resolvido com toda essa novela que agora vai para uma segunda instância da justiça, já que o Juiz Eleitoral de Itarantim fez um outro entendimento sobre o assunto.
Nossa redação conversou com uma fonte ligada ao governo Fábio Gusmão que é próximo a ele, que nos informou que o prefeito já estava chateado com a situação e por isso teria um plano B caso Jai Oliveira não seja escolhido. Essa fonte ainda nos informou que este plano B agrega mais politicamente que o ex-secretário que não tem a simpatia de todos no governo.