O Ministério da Saúde confirmou a construção de quatro novas policlínicas na Bahia, sendo distribuídas nas cidades de Camaçari, Remanso, Itapetinga e Salvador. A construção das unidades fazem parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), que conta com investimento de R$ 30 milhões em obras, equipamentos e mobiliário.
As policlínicas contemplarão núcleos de atenção integral ao homem, mulher, crianças e outros públicos que requerem acompanhamento especial. No projeto, segundo a pasta, também inclui a construção de espaços de reabilitação para pacientes com sequelas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e doenças respiratórias.
Nas novas unidades também serão oferecidos a realização de exames gráficos e de imagem como ressonância magnética, tomografia e eletrocardiograma; consulta clínica de apoio ao diagnóstico com médicos de diversas especialidades como angiologia, cardiologia, oftalmologia e neurologia; e pequenos procedimentos como vasectomia, cauterização e biópsias em centro cirúrgico de baixa complexidade.
No caso do então candidato Jerônimo Rodrigues em 2022, hoje governador da Bahia, sua proposta de construir um hospital para atender toda a região demonstra o reconhecimento da importância de melhorar a infraestrutura de saúde pública.
Embora a Policlínica em Vitória da Conquista já atenda a região, é compreensível que a população de Itapetinga tenha o desejo de contar com uma unidade de saúde mais próxima e específica para suas necessidades locais. A descentralização dos serviços de saúde pode facilitar o acesso e garantir um atendimento mais eficiente e personalizado à comunidade.
A construção de novas unidades de saúde, como um hospital em Itapetinga, pode contribuir significativamente para o bem-estar e a saúde da comunidade local.