Itarantim: Câmara de Vereadores realiza sessão itinerante na Água Vermelha, confira momentos
A Câmara de Vereadores de Itarantim, realizou nesta terça-feira (28) sessão itinerante na comunidade rural da Água Vermelha. A sessão aconteceu na escola Rural Isaias Moreira e contou com a maioria dos vereadores presentes, com exceção do vereador Diu Serrador.
Além disso, a comunidade local participou de forma direta da sessão, com um representante da comunidade, Bruno, usando a tribuna livre. O jovem ressaltou a comunidade e a importância no desenvolvimento econômico do município. Para Bruno a realização da sessão na comunidade é um momento importante para a comunidade compreender e se aproximar mais dos representantes do povo, ele ainda ressaltou o desenvolvimento da comunidade e a importância de vereadores que no passado representaram no legislativo a Água Vermelha.
Também participou da sessão o ex-presidente do legislativo, o ex-vereador Piri, que também usou a tribuna e relembrou de momentos importantes no passado da comunidade, uma delas foi a vinda da energia para a Água Vermelha, que na época era uma demanda da comunidade que acabara ser realizado com o esforço de muita gente que ele relembrou.
Para o presidente da Câmara, o vereador Zeza Gigante, a sessão itinerante é o momento de aproximação da população com seu vereador que é o representante direto do povo. Para o presidente, este é o momento da escuta, momento de escutar a comunidade e levar as demandas para serem sanadas.
A maioria dos vereadores que usaram a tribuna livre ressaltaram a comunidade como uma potência econômica para Itarantim. Só lembrando, a comunidade de Água Vermelha é uma das maiores produtoras de cachaça da região, produzindo por dia um volume grande da aguardente e o produto é vendido em toda Bahia.
Também é uma grande produtora de hortaliças, farinha e biscoitos que são comercializados na cidade e muitos destes derivados são também fornecidos para a Prefeitura para a alimentação escolar.
A participação da comunidade local e a presença dos vereadores, mostra um compromisso com a representação e a escuta das demandas populares.
É ótimo ver que a população teve a oportunidade de se expressar por meio do representante, que enfatizou a importância da comunidade no desenvolvimento econômico do município. Além disso, a presença do ex-presidente do legislativo, o ex-vereador Piri, trouxe memórias importantes do passado da comunidade.
A iniciativa de realizar sessões itinerantes como forma de aproximar os vereadores da população é louvável. O presidente da Câmara, vereador Zeza Gigante, destacou a importância desse momento de escuta e interação com a comunidade para identificar e resolver as demandas locais.
É interessante deixar registrado que a comunidade da Água Vermelha é uma importante produtora de cachaça, hortaliças, farinha e biscoitos, que têm impacto não apenas localmente, mas também na cidade e até mesmo no fornecimento para a Prefeitura.
A previsão de mais sessões itinerantes para outras regiões demonstra um compromisso contínuo em ouvir e atender as necessidades das diversas comunidades do município.
De acordo com as informações do presidente da Câmara, ainda este ano haverá mais umas duas ou três sessões itinerantes. Uma delas é para o distrito de Ribeirão do Salto, mas também tem sessão confirmada para a região do Mandim.
Confira entrevistas com os vereadores e galeria de fotos: