O presidente da Rússia, Vladimir Putin, venceu a eleição presidencial do país e se manterá no poder até 2030. A informação foi confirmada pela TV estatal Russia-24. Ao todo, mais de oito milhões de pessoas votaram de forma online no pleito que se iniciou na sexta-feira (15) e terminou neste domingo (17).
Putin teve a vitória confirmada com cerca de 88% dos votos, cenário que já havia sido indicado por resultados de pesquisas de boca de urna divulgados nas vésperas do fim do pleito.
Além do presidente reeleito, só três candidatos disputam a Presidência. No entanto, de acordo com a oposição ao governo russo, eles foram “fantoches”, apenas para dar ar de legalidade à eleição. Os candidatos votaram a favor da guerra na Ucrânia no Parlamento e já fizeram declarações públicas de apoio a Putin.
Maior país do mundo em área territorial e com uma população de 141 milhões de habitantes, a Rússia adotou a votação em três dias para dar conta de regiões com 11 fusos horários diferentes. São cerca de 114 milhões de eleitores, incluindo ucranianos convocados a votar nos territórios ocupados por tropas russas.