A Janela Partidária que dá direitos aos pré-candidatos a mudarem de partidos terá início entre 07 de março e vai até o dia 05 de abril, data final dos que almejam se filiar a um partido ou trocar de partidos.
Em Itarantim já há uma mobilização para alguns vereadores que estão ocupando cadeiras, ou até mesmo pré-candidatos que irão disputar pela primeira vez uma cadeira no legislativo, irão pousar em alguns partidos com mais destaques na cidade. Lembrando que PT, PCdoB e PV são partidos da federação e alguns nomes de vereadores que estão na atual gestão da casa legislativa, se conota que irão para alguns destes partidos.
Informações colhidas pela nossa redação dão conta que o partido que pode agregar pré-candidatos com um maior potencial de votos é o Partido dos Trabalhadores (PT), que pode ter os vereadores Cleidiel (PP), Diu Serrador que já é do partido e a possível ida do vereador Léo Ferreira (PP). Isso acontecendo será uma ‘briga de meu Deus na disputa do voto’.
Outros nomes que almejam uma cadeira no legislativo que podem aparecer com grande chances nas urnas e podem desembarcar no Partido dos Trabalhadores é o Chefe de Gabinete da Prefeitura, Serginho; o militante na área esportiva Alvimar, este por sinal na última eleição teve uma votação considerável, 204 votos.
Outro partido que faz parte da federação que pode agregar vereadores é o Partido Verde (PV), que, tudo indica, terá na presidência o vereador Robinho Dantas que até o momento está no Partido Liberal (PL). Recentemente, nossa redação conversou com o vereador que afirmou que o PV é uma oportunidade de projetos ambientais, ligado à produção alimentar, formação com pequenos agricultores e o fomento agroecológico.
O Partido Social Democrático (PSD) do prefeito Fábio Gusmão, dois vereadores já estão na sigla, o vereador Raimundo do Sindicato e o vereador Pedro Paulo. Mas o vereador Dudu dos Tutas que foi eleito no Partido Liberal (PL) pode desembarcar na sigla que tem a maioria do executivo.
Algumas informações dão conta que muita gente está fugindo deste grupo. Mas alguns nomes no executivo, nomes novos, com um potencial forte de votos podem ir para o partido e podem assustar os três nomes de cadeira no legislativo.
Nomes como o de Luís Santana e Edgar Pessoa que desde o ano passado vem publicizando seus nomes nas mídias sociais podem aparecer em destes partidos da base governista.
O Avante que ficará com o advogado e pré-candidato a prefeito Eduardo Almeida (Du) pode alavancar o vereador Juarez Fernandes (PP) e nomes como o do ex-jogador do Santos, Paulo Almeida que na eleição passada teve 303 no Republicano, é considerado um nome forte.
Outros nomes fortes como o da ex-vereadora Darquinha que é do PSB, dos ex-vereadores que foram afastados, Naninho e Jefferson Moto Táxi que poderão concorrer à eleição, podem também está desembarcando em um destes partidos, nos caso destes, partidos que fazem parte da oposição.