Famosos e políticos vão até a Lavagem das Escadarias do Bonfim.
A Lavagem do Bonfim é uma das festas mais tradicionais do Brasil. A caminhada de oito quilômetros que vai da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, até a Colina Sagrada, no Bonfim reúne milhares de pessoas de religiões de matrizes africanas e de vários outros credos que participam da caminhada. Entre eles famosos e políticos.
Este ano a homenagem foi aos 270 anos da construção da Basílica do Senhor do Bonfim, erguida em 1754 e uma das igrejas mais tradicionais e turísticas da capital baiana e do Brasil.
Mas a Lavagem do Bonfim é palco para os políticos do Brasil e da Bahia, dizem que é o termômetro de popularidade de políticos em ano de eleição. O espaço é uma vitrine que reúne políticos de todos os credos e ideologias.
Fala-se na Bahia que a Lavagem do Bonfim é a maior vitrine para quem quer aparecer nas mídias e a participação de políticos no evento remonta desde muito tempo. Políticos de várias vertentes desfilam os oito quilômetros até a Coluna Sagrada junto com o cortejo.
Este ano pudemos ver a maioria dos representantes legislativos e executivos. O governador Jerônimo Rodrigues ao lado do senador Jaques Wagner, seu vice e pré-candidato a prefeito de Salvador, Geraldo Júnior, também a ministra da cultura, Margareth Menezes.
Também quem esteve para acompanhar a festa foi o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, que disse em entrevista que o objetivo é colocar a Bahia em campanhas de publicidade e feiras no exterior para aumentar o fluxo de turistas internacionais na região.
Grupos políticos de oposição também estavam presentes, a exemplo de ACM Neto que concorreu às eleições para governador em 2022 perdendo para o petista Jerônimo. O ex-candidato ao governo da Bahia, João Roma, o prefeito da cidade de Salvador, Bruno Reis que, tudo indica irá para a reeleição na capital.
Além de políticos, a festa reúne artistas de todo Brasil e da Bahia. Carlinhos Brown é sempre um dos que comanda o cortejo até a Coluna Sagrada dando início ao ritual sagrado que abre caminhos para um ano de muita luz e paz.
Dizem na Bahia que a Lavagem do Bonfim abre os caminhos do povo baiano para o ano que se inicia, trazendo muita luz, prosperidade, paz em abundância e muito sucesso para quem participa. O branco é sempre a cor predominante.