A Prefeitura da cidade de Maiquinique, localizada na região sudoeste da Bahia, decretou estado de emergência devido às longas estiagens que assolam o município. O decreto foi publicado no Diário Oficial da Prefeitura (DOP) na última terça-feira (28), permitindo que a Prefeitura solicite recursos do Governo do Estado, Governo Federal e também utilize o orçamento municipal para ajudar aqueles afetados pela seca. Além de Maiquinique, muitas outras cidades da Bahia já haviam decretado estado de emergência e o Governo Federal reconheceu o estado de calamidade provocado pela seca destes municípios.
Além dessa crise causada por fenômenos naturais, a cidade de Maiquinique enfrenta uma crise administrativa sem tamanho. A prefeita Valéria Silveira (Podemos), que assumiu a Prefeitura em um mandato tampão, não conseguiu atender às necessidades essenciais exigidas pela comunidade, resultando em fragilidade financeira para a Prefeitura sem conseguir até agora sanar o problema
É importante que a população se una nesse momento difícil, oferecendo apoio mútuo e buscando soluções criativas para enfrentar os desafios. Vamos torcer para que a situação melhore em breve e que medidas efetivas sejam tomadas para garantir o bem-estar da comunidade de Maiquinique.