A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (31), uma operação com o objetivo de desarticular um esquema de fraudes em programas sociais do Governo Federal na Bahia. A operação, batizada de Dissimilaridade, tem como alvos funcionários da prefeitura de Baianópolis, localizada no oeste do estado. Foram expedidos mandados de busca e apreensão, bem como quebra de sigilo telemático. Até o momento, os nomes dos investigados não foram divulgados.
De acordo com a PF, aproximadamente 49% dos funcionários do município recebiam benefícios indevidamente, incluindo detentores de cargos comissionados, trabalhadores temporários e servidores públicos estatutários, cadastrados principalmente no Bolsa Família.
As investigações apontam que o cadastramento fraudulento de servidores em Baianópolis ocorre desde 2011. Os envolvidos estão sendo investigados pelos crimes de estelionato majorado e inserção de dados falsos em sistemas de informações, com penas que podem chegar a até 18 anos de reclusão.
A operação realizada pela Polícia Federal visa coibir práticas ilícitas que prejudicam a destinação correta dos recursos públicos e afetam diretamente os beneficiários legítimos dos programas sociais do Governo Federal na Bahia.