COM A PRESENÇA DA PREFEITA, PREFEITURA DE MAIQUINIQUE REALIZA 2ª CONFERÊNCIA DE CULTURA
A Prefeitura de Maiquinique, através da Secretaria de Cultura, realizou nesta terça-feira (19) a 2ª Conferência Municipal de Cultura do Munícipio no espaço da Câmara de vereadores. O Presidente do Conselho Municipal de Cultura-CMC, Josivaldo Guimarães abriu a Conferência agradecendo as autoridades presentes, representantes de Projetos Culturais e Sociedade Civil.
Esteve presente a prefeita Valéria Silveira que no uso da palavra ela afirmou sobre a importância da Conferência Municipal, na questão do patrimônio histórico, da preservação e do resgate da Cultura de um povo, pois a cultura é quem dá identidade ao indivíduo. A prefeita tem dado todo o apoio as atividades culturais no município entendendo que a cultura fortalece a identidade e o processo de pertencimento.
João Vitor Viana, Secretário Municipal de Esporte, Cultura e Lazer, agradeceu a Prefeita Valéria o incentivo na valorização Cultural e também aos parceiros que muito contribuem para manter viva toda expressão da arte no município.
Wilson Pedreira, representante da Secretaria Estadual de Cultura da Bahia, destacou a importância da realização da Conferência, para discutir políticas públicas voltadas à cultura de uma sociedade, falou ainda, que se constrói a democracia com divergências e concordâncias. Citou a Lei Paulo Gustavo e o que ela representa hoje, principalmente para municípios do porte de Maiquinique. Se colocou à disposição da Secretaria para contribuir principalmente na questão burocrática da Lei Paulo Gustavo.
O palestrante Valdeique discorreu sobre o tema estadual, “Cultura e Democracia em construção na terra da liberdade”. Segundo Valdeique a sociedade deve olhar as expressões culturais de uma cidade, estado e país como aliada na formação como prevenção ao uso de drogas e como enriquecimento pessoal do ser humano. Sem esse olhar e sem o incentivo, às expressões culturais terão sempre uma leitura equivocada por parte da sociedade.