A Bahia tem 23 cidades com mais eleitores do que habitantes, quatro delas na nossa região
A Bahia tem 23 municípios com números de eleitores maior que habitantes, estes números foram constatados em um levantamento do portal Correio, que cruzou os dados de população do Censo 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com os dados de eleitores de dezembro de 2022 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
No Censo de 2010 era apenas uma cidade com essa discrepância de mais eleitores que habitantes, era, segundo com as informações, o menor município da Bahia, Catolândia no Oeste baiano. A escalada foi enorme em 12 anos subindo de uma cidade para 23.
O motivo disso é simples, explica o cientista político e professor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Cláudio André diz que é muito difícil que isso seja usado como argumento para se atribuir um erro de contagem habitacional por parte do IBGE. “Essas cidades têm histórico de grandes fluxos migratórios. Há uma prevalência de pessoas que mantêm o domicílio eleitoral, mas vão viver em outros municípios. Isso costuma ocorrer também quando se tem grandes cidades próximas”, observa.
Na nossa região quatro municípios estão na lista, Itororó com 16.617 habitantes e 17.372 eleitores. Firmino Alves com 4.873 habitantes e 5.291 eleitores. Santa Cruz da Vitória com 4.681 habitantes e 5.028 eleitores e Caatiba com 6.205 habitantes e 6.524 eleitores.