É preciso prestar atenção na fala do prefeito de Itarantim, nas comemorações do Desfile Cívico que foi realizado nesta quarta-feira (06) em alusão ao Dia da Independência, o 7 de setembro.
O prefeito fez um tímido discurso (vídeo no final da matéria) citando muito pouco os professores da rede municipal. Num dado momento de sua fala ele chega a dizer do trabalho árduo dos educadores para com o desfile e a participação no evento. Nada mais que isso.
Ficou claro que o prefeito ignorou, assim como ele tem ignorado os educadores, que no dia anterior realizaram uma manifestação pelas ruas da cidade, em frente a Secretaria de Educação e em frente à Prefeitura cobrando o reajuste do piso salarial que a Prefeitura não pagou.
O piso dos professores é uma lei federal que estabelece um salário mínimo para os profissionais da educação básica pública e que as Prefeituras, caso não tenha condição do repasse, pode solicitar ao governo federal.
Muitos professores não participaram do desfile. Alguns cumpriram suas funções indo até os seus respectivos colégios que dão aulas. Outros até ficaram vendo “a banda passar”, ops, desculpe, vendo o desfile passar nas esquinas das ruas.
O evento era de responsabilidade da pasta da educação, realizado pela Secretaria de Educação. A secretária que ocupa a pasta, Adriana Battiste, não se manifestou no evento, nem pelo discurso nem tanto por entrevistas falando da realização do evento. Talvez, por entender a gravidade de está numa secretaria que não dá uma resposta a aqueles, seus comandados, que lhes cobram um direito que lhes é legítimo e ela sabe, a secretária é da área do direito.
O prefeito Fábio Gusmão estava acompanhado do deputado Rosemberg Pinto (PT). Aliás o deputado chegou a discursar, eu acharia que ele iria citar sobre recursos de professores, piso salarial e em especial os precatórios, já que ele é líder do governo da Bahia na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) e o projeto foi pauta recentemente na casa legislativa. É importante observar a postura do prefeito e do deputado diante das reivindicações dos professores nestes dias.
Mas não, o deputado Rosemberg preferiu falar de Wi-Fi… preferiu ficar no discurso das alegorias do desfile (que foram encantadoras) e se silenciar fingindo que por essas bandas daqui os professores não estão nas ruas cobrando os seus direitos. Isso é inconsistência de um prefeito e um deputado petista que tem como líder o petista-mor Lula que concedeu reajuste aos professores maior que o antecessor no qual eles criticavam.
Notadamente a fotografia do palanque armado na praça Luiz Viana Filho para as autoridades verem o desfile tinha um ar não muito tranquilo. A face do prefeito, da primeira dama, do secretário de administração e da secretária da pasta da educação, trazia o inconsciente coletivo trazendo culpas e evitando falas mais direcionadas aos professores.
Há, e parabéns aos organizadores, o desfile estava muito lindo…