Com quase 95 pontos, Brasil é eleito pela Forbes como o melhor país do mundo para ecoturismo

O Brasil foi eleito o melhor país do mundo para realizar ecoturismo, pela plataforma global Forbes Advisor.
O “Índice de Ecoturismo” da revista considera fatores como o número de espécies animais e vegetais encontradas, a quantidade de espécies por 10 km², a porcentagem de terras protegidas e o número de Sítios do Patrimônio Natural da Unesco, além do desempenho ambiental, determinado por quesitos como qualidade do ar e emissão de CO2, como informou o site Metro1.
No ranking, o país ficou com 94,9 de 100 pontos, muito à frente do segundo colocado, o México, que teve nota 86. De acordo com a plataforma, o Brasil possui “mais de 43 mil espécies de animais e plantas diversas” e “30% do território brasileiro está protegido”.
Sobre a questão da proteção de alguns biomas, alguns especialistas neste tema afirmaram que alguns biomas brasileiros estão sendo estruídos, um exemplo deles são, o Cerrado e a Mata Atlântica.
O Complexo de Conservação da Amazônia Central está entre os destinos citados pela Forbes. O local abriga mais de seis milhões de hectares e é uma das regiões mais ricas do planeta em biodiversidade.
Celso Sabino (União), ministro do Turismo, comemorou o resultado e citou o empenho do governo federal para o desenvolvimento sustentável do setor. “O reconhecimento reforça a percepção de que o Brasil voltou a ter um forte compromisso com a conservação da natureza, uma de nossas maiores virtudes”, disse.
Aqui em Itarantim temos uma forte vocação para ecoturismo, o espaço ao redor da Pedra de Pontas é sempre um lugar agradável com muita natureza, biodiversidade e águas que correm concentrando no principal local aberto de lazer, a Água Sumida. A Pedra de Três Pontos é outro local muito visitado que inclusive já foi tema em reportagem com o jornalista Matheus Boas Sorte no seu Programa no canal do Youtube mostrando as belezas ao redor.
*Foto em destaque, Água Sumida, Itarantim.