Prefeitura de Itambé retém Pix de doações que era para ser entregue às famílias atingidas pelas enchentes no município
A população, que foi atingida pelas fortes chuvas e que tiveram as casas alagadas pelas enchentes no ano de 2021, na cidade de Itambé no sudoeste baiano, continua sofrendo com aqueles efeitos causados pelas chuvas que caíram no município.
Desta vez, passado quase três anos do desastre natural, que deixou várias famílias desalojadas e desabrigadas, o problema não é mais as chuvas e sim um recurso de doação que a Prefeitura da cidade pediu através de uma conta Pix em que a população de todo o Brasil fez doações para que os valores fossem repassados para famílias atingidas para ajuda nas necessidades básicas.
A Prefeitura retém este recurso até hoje depois de quase três anos daquele momento de catástrofe que assolou a cidade. De acordo com informações colhidas por nossa redação junto a população do município, a Prefeitura arrecadou através da conta Pix que foi disponibilizada nas redes sociais oficiais da Prefeitura para as doações, um valor de quase meio milhão que seria entregue para a população atingida pelas fortes chuvas e aquelas que ficaram totalmente desabrigadas sem ter para onde ir.
A população e alguns vereadores cobram o recurso, que segundo nos informou pessoas do município, se encontra retido pela Prefeitura numa conta e ainda não tem uma data para que este recurso seja entregue a quem de fato precisa, que são as famílias atingidas pelas chuvas e perderam praticamente tudo.
Algumas pessoas ligadas à Prefeitura Municipal, nos informaram que, ainda há pessoas morando em casas de aluguel social que estão sendo pagas pela Prefeitura e que as casas do projeto do Governo Estadual que ficaram de construir, ainda não estão prontas, que seriam destinadas para estas famílias.
Nossa redação entrou em contato com alguns vereadores da cidade, o vereador Xirrit e a vereadora Andréia nos informaram que tem cobrado constantemente do prefeito da cidade (Candinho) para que viabilize de alguma forma o recurso de quase meio milhão para as famílias que precisam para fazer a compra de seus móveis que foram perdidos na enchente.
A vereadora Andréia ainda afirmou para nossa reportagem que no início uma comissão foi montada para melhor transparência na distribuição deste recurso, no entanto ela afirmou que a Prefeitura mudou a forma de trabalho e o dinheiro encontra-se retido até o momento.
Ainda segundo informações da legisladora é que, a Prefeitura afirmou que a entrega deste recurso doado, só será entregue quando o projeto das casas do Governo Estadual forem entregues para essas famílias. Ela também nos disse que ainda no ano de 2021, ela e mais outros vereadores fizeram uma denúncia ao Ministério Público da Bahia (MP-BA) para que o prefeito tomasse uma decisão sobre o Pix das famílias.
Tentamos contato com a Prefeitura, mas até o fechamento desta matéria ninguém nos atendeu. O site deixa o espaço aberto para a Prefeitura Municipal de Itambé, caso queira se manifestar sobre o assunto.