Em Maiquinique foi realizada nesta quarta-feira (07) a primeira sessão da Comissão Especial de Inquérito (CEI) que convocava a prefeita Valéria Silveira (Podemos) e o vice-prefeito Kayke Jardim (PSD) para prestar depoimentos sobre a investigação de possíveis compras de pneus pela prefeitura na gestão da prefeita.
A prefeita e o vice não compareceram na sessão. De acordo com informações, a comissão não tem legitimidade para convocação da prefeita e do vice, logo a convocação dos gestores é ilegal como afirmou a assessoria jurídica do vice-prefeito. Ainda de acordo com a decisão da Vara Criminal de Macarani, que deu o direito do não comparecimento dos convocados, a convocação viola a Constituição Federal e a Lei Orgânica do Município.
Na sessão, compareceram apenas Lívia, do setor de finanças da prefeitura, Ricardo, setor de compras e o Secretário de Transporte, Tiago. Esses foram convocados como testemunhas nas investigações da CEI.
A ausência da prefeita e do vice na CEI põe para a população a credibilidade dos vereadores na legitimidade da investigação. A assessoria jurídica de Kayke afirmou que o empresário fez a entrega de pneus na gestão interina de Chico Batoré na época em que ele estava prefeito e esses mesmos pneus não foram pagos.
Também numa nota de matéria que foi publicada pela prefeitura de Maiquinique, afirma que está provado que a articulação irresponsável da oposição foi desmascarada.