Pecuarista de Itarantim foi destaque na 51ª exposição agropecuária de Itapetinga
O pecuarista de Itarantim, Dr. Tayliton Vieira, proprietário de uma fazenda na região do Mandim, foi destaque na 51ª Exposição Agropecuária de Itapetinga que aconteceu neste final de semana na capital da pecuária. Tayliton é criador de Mini Bovinos e foi um dos destaques na exposição, sendo premiado com seu rebanho.
Em contato com nossa redação, o pecuarista que tem em torno de 30 vacas minis com a aptidão para leite, nos explicou sobre a raça e os cuidados que são realizados de como criar os Minis Bovino.
De acordo suas explicações, tudo começa com as instalações, podem ser instalações rústicas, simples e de custo baixo, desde que os cochos e bebedouros sejam baixos facilitando uma boa alimentação (complemento mineral e água fresca).
Cuidados
Higiene e manejo sanitário a maioria das doenças está relacionada ao manejo sanitário, manter o local sempre limpo, removendo fezes e resto de comida, diminuirá a quantidade de mosca, vetores de algumas doenças, e intoxicação, pela ingestão de alimentos fermentados. Isso evitará grande parte dos problemas, diminuindo gastos com remédios e produtos para manter afastados parasitas.
Vacinação Aftosa – duas vezes ao ano, normalmente em setembro e março. Tuberculose – uma vez ao ano, aplique tuberculina na parte inicial do rabo. Carbúnculo – vacine Bezerros após 3 meses de idade e até 18 meses pelo menos.
Alimentação
Os mini-bovinos podem ser criados soltos no campo, apenas com capim, sal mineral, vermífugos e vacinas, como também em baias e cocheiras. O Purganur confinado, consome de 1,5 a 2 kg de ração, dividido em duas refeições e 1⁄3 de fardo de capim por dia (mais ou menos 6 kg). O custo de manutenção de um animal é aproximadamente do mesmo valor de um cachorro de grande porte.
Carinho com os animais
Colocando sempre cocheiras ou baias, fica mais fácil domesticar e amansar, principalmente se tomar banho pelo menos duas vezes por semana, no início, e depois escová-lo, igual como se faz com cavalo.
Nunca bater, xingar, dar puxões na corda nem maltratar, eles podem ficar brutos e bravos. Carinho e agrado são fundamentais para ficarem dóceis e mansos.
Sempre chamar pelo nome que, com o tempo, ele irá atender e conhecer a voz.
Produção de leite se esse animal estiver em fase de lactação, pode chegar a produzir de 8 a 10 litros de leite por dia. Sua estabilidade de leite vai até o sexto mês, tendo vaquinhas de 10 meses de lactação.
Nascimento
Após o nascimento o bezerro deverá mamar o colostro (primeiro leite) que é de vital importância para que tenha uma vida saudável. Umbigo do bezerro deverá ser curado com a solução de iodo, ou, com outro medicamento apropriado, a fim de evitar a contaminação.
Longevidade
Estima-se que viva e procrie até aos 27 anos em média. Um mini-bovino bem cuidado dá prestígio ao seu dono, compensa o trabalho e as despesas de alimentação, porque eles são muito mansos e as crianças aprendem a conviver com eles.