Governo da Bahia garante piso nacional para professores na Bahia, e o prefeito de Itarantim garantirá?
Em reunião realizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) garantiu que a Bahia vai pagar o piso nacional dos professores, definido pelo Governo Federal em R$ 4.420,55. A lei do piso estabelece para 2023 uma correção de 14,95% em relação ao piso anterior.
“Estávamos aguardando a definição do governo federal em relação ao percentual do reajuste e agora estamos nos debruçando sobre o cenário macroeconômico que, os especialistas dizem, será de crise, para garantir o pagamento do piso, conhecendo o impacto no orçamento estadual”, afirmou o governador após a reunião.
Participaram do encontro, no sábado (21), as secretarias estaduais da Educação (SEC); da Administração (SAEB); da Fazenda (SEFAZ); do Planejamento (Seplan), além da Casa Civil e da Procuradoria Geral do Estado (PGE).
Itarantim
Vamos recordar que em Itarantim o prefeito Fábio Gusmão (PSD) comprou uma briga com os professores afirmando que a prefeitura não teria condições de pagar o piso. A prefeitura alegou em 2022 chegou até realizar algumas reuniões com a classe mas não chegaram a um acordo, com isso professores e o sindicato que representa a classe realizaram várias paralisações na educação e manifestações pelas ruas da cidade. Ainda de acordo informações que o site colheu da APLB é que todo este processo se encontra nas instâncias de justiça para ser avaliado e julgado.