Coleta de dados do Censo em Itarantim podem ter tido erros e levado diminuição da população
O site publicou uma matéria na semana passada (confira: diminuição na sua população), mostrando dados prévios divulgado pelo O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que a cidade de Itarantim diminuiu sua população. A matéria recebeu muitos questionamentos e comentários da população afirmando que os recenseadores, que são os responsáveis pela coleta das informações nos domicílios, não visitaram suas residências.
Caso confirme tudo isso, o órgão público, que é a prefeitura, deverá intervir na situação, porque o grande prejudicado será o município de Itarantim na sua arrecadação perdendo recursos. Uma outra solução, segundo informações do instituto, é a coordenação dos recenseadores designar que colete novas informações em residências que eles passaram e não foram atendidos.
Uma família do bairro Anedilha de Carvalho, entrou em contato com a nossa redação, e afirmou que na sua rua não passou nenhum recenseador. Ela ainda afirmou que somente na sua família, que mora neste bairro, são vinte pessoas e nenhuma foi consultada para coletar dados.
O site tentou contato com uma das coordenadoras, que não nos atendeu. O espaço fica aberto para qualquer explicação dos recenseadores.
O instituto colocou a disposição da comunidade um número de telefone a disposição para o cidadão ligar e os recenseadores voltam nas residências realizando a coletas, é o Disque-Censo 137, que passou a atender a todos os estados do país a partir desde o 27. O serviço será disponibilizado de forma gradativa nos municípios de acordo com o andamento da coleta em cada local.