Terreiro de Candomblé é atacado em Vitória da Conquista, vereador irá denunciar ao estado
Na noite da virada de 31 de dezembro e 01 de janeiro um homem invadiu um Terreiro na cidade de Vitória da Conquista e destruiu vários objetos sagrados que faziam parte do Terreiro religioso. A depredação aconteceu no Terreiro de Candomblé no bairro Vila Elisa conhecido como Terreiro de Xangô. O caso é está sendo considerado de Intolerância religiosa e segundo informações este não é o primeiro na cidade contra os terreiros.
Em contato com o vereador Alexandre Xandó (PT) da cidade, que vem fazendo sempre defesa das religiões Matrizes Africanas no legislativo, ele nos informou que foram destruídas imagens religiosas, quartinhas, Igbás dos Santos, roupas de axé, atabaques, fios de conta, máquina de costura, geladeira, fogão, e outros objetos. Até a comida que estava na geladeira e nas dispensas foi jogada no chão e destruída.
O Vereador Alexandre Xandó (PT), esteve no Terreiro de Xangô prestando apoio ao Tata Lucas e disse ao blog:
De 2019 pra cá, tivemos todos os anos algum grande caso de ataque às Religiões de Matriz Africana. Até quando a Polícia e o Ministério Público vão ficar de braços cruzados? De todos os casos que acompanhei, ninguém foi sequer processado e muito menos condenado. Aí a gente olha o boletim de ocorrência e tá lá escrito como crime de dano. Não há nenhuma referência ao racismo, ao crime contra o sentimento religioso e à invasão de domicílio. Aí se você for procurar as estatísticas sobre crimes contra o povo de candomblé em conquista, elas não existem, pois é tudo camuflado. É isso que nós chamamos de racismo institucional.
O Vereador disse ainda que vai levar o caso ao conhecimento da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado da Bahia