Em Maiquinique prefeito interino tenta manobra para jogar “bomba” na prefeita eleita
Em Maiquinique, o prefeito interino Chico Batoré (Solidariedade), que perdeu a eleição suplementar na cidade disputada no dia 27 de novembro para a prefeita eleita Valéria Silveira (Podemos), tentou uma manobra na noite desta segunda-feira (5) através de um projeto enviado para a câmara de vereadores para ser votado.
O projeto é o aumento de salários dos servidores municipais que já vinha há tempo sendo discutido na gestão do prefeito Jesulino Porto e na do prefeito interino e que só agora quando a prefeita eleita irá assumir foi colocado para votação na casa de leis. Essa ação do prefeito interino foi vista pelo grupo de Valéria e vereadores da sua base como uma tentativa de prejudicar a administração da prefeita.
Em contato com a base da prefeita, eles nos informaram que, a valorização dos funcionários será uma marca no governo de Valéria Silveira e Kayke Jardim, no entanto que, o acontecimento na câmara nesta segunda-feira foi uma tentativa de jogar nas mãos do próximo governo uma “bomba” com um objetivo exclusivamente de prejudicar a administração que ainda irá assumir.
Segundo eles, a equipe de transição ainda não tem a real noção de como eles irão pegar a prefeitura na questão financeira.
Ainda nesta sessão o vereador Juliano Silveira que é da base da prefeita eleita pediu vista do projeto para uma melhor análise. No entanto a maioria dos vereadores não aceitaram o pedido de vista do vereador.
Uma outra tentativa que o prefeito que, por hora assume a prefeitura quer, é a mudança da posse da prefeita eleita que seria agora para o dia 16 de dezembro e ele através de uma resolução quer adiar para o dia 1 de janeiro. Seria uma forma de ficar mais tempo na prefeitura, ato que o novo governo eleito vê como uma jogada. O vereador Juliano Silveira chegou à questionar essa resolução mas foi vencido pela maioria dos vereadores da casa que faz parte da base do prefeito interino.
Em conversa com a assessoria jurídica da prefeita, eles nos informaram que providências serão tomadas nas instâncias da justiça para que a prefeita assuma a prefeitura no dia 16 próximo.