Após a convenção que homologou Valéria Silveira e Kayke Jardim, os dois falaram à nossa reportagem
Valéria Silveira (PODEMOS) e Kayke Jardim (PSD) realizaram no último dia 15, sábado, na cidade de Maiquinique, convenção partidária que homologou os dois como candidatos a prefeitos na cidade Grafite. Encabeçando a chapa terá Valéria como candidata a prefeita.
A convenção contou com lideranças regional, representações de partidos do munícipio, lideranças comunitárias e apoiadores. Valéria disputou a última eleição de 2020 como vice na chapa que era encabeçada pelo padre Reinaldo que, de forma dialogada e com consenso de todo grupo cedeu o lugar para o jovem empresário Kayke Jardim que nessas eleições para deputados deu uma expressiva votação aos seus candidatos no município.
Valéria na construção política tem um grupo forte e coeso com uma militança muito forte que ainda tem na sua base dois vereadores atuante no município. Aliás, o grupo irá mostrar um projeto inovador e participativo à comunidade e irá chamar a população para um debate de inclusão social e participação da comunidade no processo de construção do projeto.
A cidade de Maiquinique já vem há tempos sendo representada pelos mesmos grupos que se revezam no processo do poder sem mudanças contundentes de melhoria para a população. Basta relembrar gestões anteriores que foram denunciadas pela justiça e prefeitos tendo que responder processos. O mais recente o prefeito Jesulino Porto, afastado pela justiça por improbidade administrativa que deixou a cidade num caos e uma crise política.
A prefeitura no momento se encontra sobre a responsabilidade do presidente da câmara como prefeito interino. Recentemente a justiça deu um intimado ao gestor de plantão e seus bens foram bloqueadas e também foi denunciado ao Ministério Público (MP) por promoção pessoal utilizando a máquina da prefeitura ao seu favor individual.
A eleição suplementar na cidade está marcada para o dia 27 de novembro. Data do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que se realizasse para a população escolher o prefeito até 2024 quando terá novas eleições.
O site Crônicas de Itarantim acompanhou a convenção partidária dos candidatos e ao final conversou com os dois que falaram à nossa reportagem da alegria de se colocarem a disposição da comunidade para apresentar seus projetos ao povo de Maiquinique.
Veja: