MAIQUINIQUE] TSE marca datas das convenções de eleição suplementar na cidade
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) marcou data para as convenções partidárias na cidade de Maiquinique. A resolução Administrativa N° 28/2022 foi publicada nos meios de comunicação do órgão responsável pelo processo eleitoral essa semana e os partidos têm até o dia 15 para realizar as convenções partidárias que irão escolher as chapas para os cargos de prefeito/a e vice-prefeito/a. As datas organizadas pela justiça e oferecidas aos partidos são do dia 12 do corrente mês ao dia 15 última dia da realização para apresentar os candidatos.
Mais uma vez só lembrando que, essa é uma eleição suplementar na cidade. Por conta do afastamento do prefeito Jesulino Porto e sua vice Dra. Zaza que foram afastados por uma ação movida pelo partido, Podemos municipal. Segundo a ação, o prefeito fez distribuição de combustível indiscriminadamente, caracterizando abuso de poder econômico.
Com o afastamento do prefeito e a vice, a justiça decretou de imediato que o presidente da câmara, Chico Batoré, assumisse a prefeitura até o período da eleição suplementar que já tem data marcada para o dia 27 de novembro.
Durante este processo muitos candidatos e candidatas já acenaram que irão concorrer. A candidata considerada favorita ao cargo que já vem com um grupo coeso, é Valéria Silveira, que foi a vice na eleição de 2020 na chapa do padre Reinaldo. Outros nomes também estão na disputa prévia, como o nome do próprio vereador Chico Batoré e, segundo informações até mesmo o nome da vice Dra. Zaza.
O TSE também definiu que a propaganda eleitoral será permitida a partir do dia 21 de outubro e a data da diplomação dos novos prefeito e vice-prefeito será definida pela Juíza da 91ª Zona Eleitoral, Giselle de Fátima Cunha Guimarães Ribeiro, obedecendo ao prazo limite de 12 de dezembro de 2022.
Confira resolução: Diário da Justiça Eletrônico
Site Crônicas de Itarantim
Foto Joabes/Crônicas