Prefeitura destrói imóvel do artista plástico Frans Krajcberg e governo da Bahia repudia: ‘Ação criminosa’
A Prefeitura de Nova Viçosa, cidade no extremo sul da Bahia, demoliu a casa do artista plástico polonês Frans Krajcberg, na quarta-feira (10). A ação foi repudiada pelo Governo do Estado, que classificou a destruição como criminosa.
Frans Krajcberg era radicado em Nova Viçosa e deixou seus bens e espólio para a Bahia, em testamento. No local, não havia parte do acervo do artista. O imóvel estava sob salvaguarda do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), para preservação do legado de Krajcberg.
Ainda no documento, ele cedeu o acervo de obras de arte para ser administrados pelo Estado da Bahia. O governo, por meio da Procuradoria Geral do Estado (PGE), solicitou reforço policial na terça-feira (9), e registrou queixa na delegacia, contra a tentativa de derrubada, que foi feita no dia seguinte.
Em nota, o governo do estado afirmou que “o ato ilegal da prefeitura de Nova Viçosa atenta não apenas contra decisão judicial expressa, como também viola a memória do grande artista”. A PGE disse que vai tomar medidas judiciais e extrajudiciais pelo caso. A prefeitura não comentou a situação.
Frans Krajcberg foi pintor, escultor, artista plástico e fotógrafo, que participou ativamente de denúncias de crimes ambientais no Brasil. Em 2009, ele foi nomeado cavaleiro da Ordem do Ipiranga pelo Governo do Estado de São Paulo.