CULTURA] Juá da Bahia foi o grande destaque do São João de Itapetinga
Um dos grandes destaque do São João de Itapetinga, considerado pela mídia local e regional, foi o cantador Juá da Bahia que na noite de sábado (25) levou para o circuito de festa da Praça do Parque da Lagoa o verdadeiro forró que fez todo mundo dançar. De acordo o comunicador Carlos Maciel que tem um site de músicas (https://carlossmaciel.blogspot.com/), Juá cantou grandes clássicos da sua carreira, e fez uma grande apresentação desconstruindo aquela ideia de que Santo de casa não faz milagre trazendo a tradição para dentro do circuito fazendo assim o São João não perder a sua essência e nem a tradição.
A apresentação de Juá da Bahia foi destaques em todas às mídias regionais conotando em especial sua banda, que aliás tem como integrante seu filho, o também cantor André Sertão que tomou conta do triângulo e segurando o vocal.
Juá é um legitimo cantador popular, que traz a essência da boa música regional com elementos do bom forró de Gonzaga e cantos que fala de sua realidade. Além de tudo é um grande compositor de belas canções que já foram até premiadas em festivais na região. Canções como “Acorda América” e “Rio Catolé” são canções de resistência que falam das realidades ambientais e das lutas daqueles que tombaram na luta por suas causas sociais. A Canção Acorda América foi uma de suas músicas premiadas em festivais.
Juá da Bahia foi um dos artista da região mais prejudicados pela pandemia da Covid-19 durantes os dois anos anteriores, a saída foi a realização de lives que acontecia toda quarta-feira e sexta. Na época o site chegou à conversar com o cantor que nos relatou a dificuldade daquele momento, ele nos falou que para a música popular regional foi ainda pior o momento de pandemia.
Para a maioria do público presente que esteve no espaço da Lagoa, viu uma apresentação autentica impecável que representou e não fez o São João de Itapetinga perder a tradição trazendo o forró para uma festa que teve muita banda sem o contexto do São João.
Redação: Crônicas de Itarantim
Foto: Carlos Maciel
Segue as canções sitadas na matéria: