Cerca de 20% dos eleitores religiosos dizem ouvir instruções sobre votos nas igrejas
Ao menos 20% dos eleitores com alguma religião dizem receber recomendações e instruções sobre como votar em igrejas ou outros locais de culto. O dado é resultado da última pesquisa Datafolha, realizada na quarta (22) e quinta-feira (23) da semana passada, como informou o o site Metro1.
Do total de entrevistados, 51% se declaram católicos e 26% evangélicos – apenas os dois segmentos foram ouvidos, já que as outras religiões não tiveram amostras significativas na pesquisa. O Datafolha ouviu 2.556 pessoas acima dos 16 anos em 181 cidades.
Comparando os dois grupos, o posicionamento dos fiéis são mais presentes entre evangélicos do que entre católicos, segundo o levantamento. No entanto, a maioria dos entrevistados relata não haver interferência no pensamento político.
Entre os evangélicos, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) consegue ultrapassar o petista Luiz Inácio Lula da Silva nas intenções de voto. Neste grupo, Bolsonaro alcança 36%, contra 28% de Lula. No cenário geral, o atual mandatário tem 28% das intenções de voto, enquanto Lula lidera com 47%.