MUNDO] Colômbia elege seu primeiro presidente de esquerda, Gustavo Petro
Com 50,8% dos votos, o candidato do Pacto Histórico, Gustavo Petro, foi eleito o primeiro presidente de esquerda da Colômbia em eleições neste domingo (19). Petro é ex-combatente da guerrilha M-19, ex-prefeito de Bogotá e atual senador. Ele concorreu com o candidato da direita, Rodolfo Hernández, que era chamado de Donald Trump da Colômbia pela mídia colombiana. De acordo informações mais de 20 milhões de pessoas foram às urnas no país.
Gustavo Petro nasceu na cidade de Ciénaga de Oro, na província de Córdoba, em 19 de abril de 1960. Dez anos depois, no dia do seu aniversário, aconteceu uma eleição supostamente fraudada pela ala conservadora da Colômbia. Isso mobilizou a criação do grupo guerrilheiro Movimento 19 de Abril, conhecido como M-19. Aos 17 anos, Petro entrou no M-19 e sua participação no grupo marca toda a sua carreira política.
Em paralelo a sua atuação na guerrilha, Petro se formou em Economia na Universidade Externado, em Bogotá. O grupo guerrilheiro se transformou em um partido político em 1990, se tornando a Aliança Democrática M-19. Petro foi um dos fundadores.