Brasil é líder em derrubada de florestas tropicais no mundo
O Brasil é o país que mais derrubou florestas em 2021 aponta organização
Os dados são de uma organização americana em parceria com uma universidade que mostrou que o país lidera o ranque de países que mais desmata. Os dados foram um resultado de pesquisa no ano de 2021.
De acordo informações do Folha de SP, Sozinho, o país que tem a maior floresta tropical do planeta respondeu por 40% da derrubada registrada, segundo dados da Global Forest Watch. Estes dados foram divulgados nesta quinta-feira (28) pela organização.
Ao todo, as perdas de florestas tropicais primárias somam 3,75 milhões de hectares (37,5 mil quilômetros quadrados). No Brasil, segundo a plataforma, a perda foi de 1,5 milhões de hectares, ou 15 mil quilômetros quadrados, valor menor do que o documentado no ano anterior, mas maior do que os números de 2018 e 2019.
O governo Bolsonaro vem sempre sendo acusado por ambientalistas, especialistas, pesquisadors e políticos de adotar uma política de desmatamento, de forma especial na Amazônia onde seu ministro do meio ambiente tem atuação favorecendo o garimpo em terras de povos tradicionais.
Para a pesquisadora Fabíola Zerbini, diretora de florestas, agricultura e uso do solo do WRI Brasil, além da enorme perda de biodiversidade, a derrubada das florestas tropicais também tem um impacto considerável em emissões de gases-estufa. No Brasil, a derrubada da Amazônia e as atividades do agronegócio são as principais fontes de emissão do país.
Na lista de países que mais desmataram florestas estão a República do Congo, Bolívia, Indonésia e Perú, mas todos com dados consideravelmente menores do que os brasileiros.
*Foto em destaque: Polícia Rodoviária Federal de Altamira/PA.