Milhares de pessoas participam do Ato pela Terra em frente ao Congresso Nacional
Depois de entregar carta contra projetos de lei que ameaçam o meio ambiente ao presidente do Senado, Caetano Veloso e outros artistas fazem show em trio elétrico
O Ato pela Terra Contra o Pacote da Destruição leva milhares de pessoas para a frente do Congresso Nacional, em Brasília. Um grupo de artistas liderado pelo cantor e compositor Caetano Veloso realiza a manifestação. Durante a tarde, o grupo e lideranças de movimentos socioambientais foram recebidos por ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) e pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
A ideia é se opor à aprovação de projetos que afrouxam a legislação sobre terras indígenas, agrotóxicos, grilagem de terras e licenciamento ambiental.
Caetano fez um breve discurso e entregou uma manifestação do grupo a Pacheco. “A esperança é que o Poder Legislativo desperte para seu possível papel de levar o Brasil a iluminar o mundo”, afirmou o cantor.
“Se aprovadas, essas proposições poderão facilitar o desmatamento, permitir a mineração e o garimpo em terras indígenas e desproteger a floresta contra a grilagem e criminosos”, disse ainda Caetano.
Com apoio do governo Jair Bolsonaro (PL), a maior parte das propostas que são alvos do protesto já passou pela Câmara. Agora o Senado pode ter a palavra final para as mudanças sobre agrotóxicos e grilagem de terras, como informou o portal Metro1.
Daniela Mercury, Emicida, Criolo, Seu Jorge, Baco Exu do Blues, Nando Reis, Natiruts e outros 40 artistas participam do ato.