Nova pesquisa CNT/MDA confirma tendência de polarização entre Lula e Bolsonaro
Na manhã desta segunda-feira, 21, a Confederação Nacional dos Transportes (CNT) divulgou uma nova pesquisa presidencial que confirma a tendência de polarização entre o ex-presidente Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL).
A pesquisa também confirma que o campo da chamada terceira via continua congestionado e com poucas chances de algum dos nomes decolar na disputa presidencial.
Já Simone Tebet (MDB) registra 0,6% e Felipe D’Ávila (Novo) com 0,3%. Vale ressaltar que todos os adversários de Lula somam, juntos, 45,3% contra 42,2% do ex-presidente. Com isso, a pesquisa ainda não detecta vitória em primeiro turno fora da margem de erro.
Outro ponto que vale destacar é que na pesquisa anterior, realizada em dezembro de 2021, a distância de Lula para Bolsonaro era de 17,2 pontos percentuais. No levantamento divulgado nesta segunda, a margem caiu três pontos, e ficou com 14,2 pontos de distância.
No que diz respeito a segunda opção de voto, cerca de 31,2% dos eleitores de Lula declaram que Ciro Gomes (PDT) é o candidato alternativo caso o petista não entre na disputa. O pedetista também é cotado como segunda opção por 10,5% dos eleitores de Bolsonaro.
No campo da direita, outros 23,4% dos eleitores bolsonaristas depositam no ex-juiz Sérgio Moro (Podemos) a segunda opção de voto. O ex-presidente Lula transfere 9% dos seus eleitores para Moro. Já 11,1% dos eleitores de Ciro Gomes também optam pelo ex-juiz como segunda opção.
O levantamento foi realizado entre 16 e 19 de fevereiro e ouviu 2002 pessoas presencialmente. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-09751/2022. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro de 2,2 pontos percentuais.