Em Sessão Ordinária que abriu os trabalhos do legislativo de Maiquinique, vereadores aprovaram uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar a prefeitura municipal.
A proposta dos vereadores é para instaurar mais de uma comissão, cada uma ter um papel de apurar recursos da prefeitura, uma delas é, da taxa de iluminação pública da cidade onde os próprios vereadores aprovaram o projeto e a população quer que, a prefeitura revogue.
Foi proposto uma outra comissão para apurar recursos da educação e da covid-19 no município. Tudo indica que três Comissão Especial de Inquérito serão instauradas na casa para investigar a prefeitura.
CEI: Comissão Especial de Inquérito.
É a CPI nos municípios, que apura do executivo recursos que supostamente estão sendo desviado e convoca agentes políticos que estão ocupando cargos para prestar depoimentos. De acordo especialistas, uma CEI pode derrubar prefeitos e agentes políticos. É uma investigação minuciosa e com muito critério que requer da comissão muita habilidade para o relatório final na apuração dos fatos.
Só lembrando que o prefeito Jesulino Porto foi cassado pela justiça num processo de abuso de poder econômico nas eleições passada. Com a comissão montada ele se complica mais ainda.