Oswaldo Eustáquio é condenado por associar Psol a facada em Bolsonaro
O blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio foi condenado pelo Tribunal de Justiça do Paraná pelo crime de difamação contra o Psol, por ter associado o partido à facada desferida contra o presidente Jair Bolsonaro, em 2018.
Segundo informações da coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo, além de uma indenização de R$ 10 mil para o Psol, a condenação prevê uma multa no valor de um salário mínimo e pena de detenção de quatro meses e 20 dias, que deve ser cumprida em regime aberto.
O caso teve início em 2020, em uma publicação no portal Renews, quando ele disse haver suspeitas de que a sigla e o ex-deputado federal Jean Wyllys eram “os mandantes do crime que tentou tirar a vida do presidente”.
“Um braço político ligado ao PSOL [e] a Jean Wyllys surge como forte indício de que Adélio não agiu sozinho”, escreveu Eustáquio, em referência ao autor da facada, que foi considerado doente mental e inimputável, pela Justiça. Segundo a coluna, Adélio Bispo já foi filiado ao Psol de Uberaba (MG), de 2007 a 2014, mas nunca militou.
Informações do Bahia.ba, é que na sentença, o juiz Telmo Zaions Zainko afirma que Eustáquio deturpou o conteúdo de um depoimento prestado à Polícia Federal, incluindo falas não ditas e tirando conclusões sem base.