Ontem terça-feira 23/11/2021, foi votada as contas do ex-prefeito de Itarantim, Paulo Construção (DEM), na Sessão Ordinária que contou com a maioria dos vereadores, a ausência sentida foi somente a do vereador Diu Serrador, que se encontra hospitalizado por conta de uma cirurgia. As contas votadas são as de 2017 que foram apreciadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e aprovadas com ressalvas.
O ex-prefeito é munido de direitos de fazer a Sua defesa, seja por escrita ou presencial, como foi o caso de Paulo que esteve presencialmente fazendo sua defesa.
O voto de cada vereador é secreto depositado numa urna. Na primeira votação o ex-prefeito teve 8 votos a favor e 2 votos contra. Na segunda votação foram 6 votos a favor do prefeito e 4 votos contra, livrando assim o ex-prefeito de possíveis problemas políticos no futuro, como ele mesmo disse no seu discurso de defesa.
Paulo ainda terá outras contas que serão votadas pelos vereadores, principalmente as do ano que foram rejeitadas pelo TCM, essas acredito que serão o imbróglio do debate na casa de leis e na cidade.
Alguns vereadores falaram das recomendações do TCM, com contas de prefeitos, o vereador Dudu dos Tutas afirmou que não segue recomendações do órgão estadual, de acordo ele o TCM não conhece a realidade dos municípios. Aliás, essa foi uma das alegações do ex-prefeito.
Diga-se de passagem e é preciso ficar anotada que essa é a primeira vez na história política de Itarantim que um ex-prefeito foi fazer sua defesa presencialmente na casa de leis.