A senhora não sabe nada de infectologia. A senhora nem estudou”, diz Otto Alencar a Dra Cloroquina
A CPI da Covid ouve nesta terça-feira (1º) a oncologista Nise Yamaguchi. Ela depõe na condição de convidada, não de testemunha, como os demais que prestaram depoimento aos senadores desde a instalação da comissão. A médica é defensora do chamado “tratamento precoce”, com remédios comprovadamente ineficazes contra a covid, e chegou a ser cotada para comandar o Ministério da Saúde.
Acompanhe ao vivo:
A oncologista foi citada pelo diretor da Anvisa, Antônio Barra Torres, no depoimento à CPI. Na ocasião, Barra Torres confirmou a informação anteriormente dada pelo ex-ministro Luiz Henrique Mandetta de que a médica estava na reunião, junto ao presidente Jair Bolsonaro, em que foi apresentado o esboço de uma possível minuta para mudança da bula da cloroquina.
Senadores que se opõem ao governo e que integram a CPI esperam que Yamaguchi forneça elementos capazes de comprovar a existência de um gabinete de aconselhamento paralelo, indicando de que forma e com quais atores ele funcionava.
Logo no início da sessão, antes da médica iniciar seu depoimento, os senadores Humberto Costa (PT-PE) e Otto Alencar (PSD-BA) criticaram a decisão da Conmebol de realizar a Copa América no Brasil. Costa, assim como outros parlamentares, ingressou com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para impedir o torneio. “Como vamos realizar um ato de circo no momento em que falta pão para nossa população?“, questionou o petista.
Entre os governistas, Eduardo Girão (PODE-CE) disse que o país “não pode proibir” a realização da Copa América em território brasileiro.