CONVITE AO PENSAR: O PREFEITO ROMPEU O SILÊNCIO, O SECRETÁRIO ESCLARECEU SOBRE AS DENÚNCIAS DOS VEREADORES E AGORA O POVO QUER SABER: A VERDADE ESTÁ COM OS VEREADORES DE OPOSIÇÃO OU COM O GOVERNO DE FÁBIO GUSMÃO?
Depois de uma fase marcada de críticas e graves denúncias (feitas por alguns vereadores de oposição), o prefeito Fábio Gusmão resolveu, acertadamente, romper o silêncio do seu governo. Para tanto, resolveu executar duas ações muito bem calculadas: a “inauguração” da Unidade de Saúde da Família no Bob Kennedy e a entrevista do Secretário de Administração e Finanças na Rádio 3 Pontas FM.
A “inauguração” (que na verdade foi relocação de novo espaço e nova localidade) da Unidade de Saúde da Família aconteceu na quinta-feira (22), no Bairro Bob Kennedy. Mesmo não sendo uma inauguração como tentaram passar, a ação não deixa de ser importante. O novo espaço contou com novos equipamentos de última geração e adquiridos com recursos próprios, como noticiaram órgãos informativos ligados ao governo municipal. A ação é importante também pelo pouco tempo de governo e por ser em um Bairro que tanto necessita das políticas públicas dos poderes constituídos. Toda vez que os governantes invertem prioridades e promovem os bairros periféricos, ao invés de priorizar somente o centro da cidade, é positivo e melhora a qualidade de vida dos moradores. Toda ação, por menor que possa parecer para alguns, faz muita diferença nos bairros periféricos.
Quanto a entrevista do Secretário de Administração e Finanças, Jaílton Oliveira, alguns pontos precisam ser retomados urgentemente, pois tudo indica, exigirão novos esclarecimentos. Antes porém, é necessário exaltar a qualidade da entrevista conduzida pelo profissional Carlos Alberto da 3 Pontas FM que indagou e questionou o Secretário nos principais problemas da cidade e da gestão, mas sempre no mesmo tom de voz e no respeito que merece todo cidadão, inclusive, autoridades constituídas. O reconhecimento também deve ser estendido ao Secretário que não fugiu de nenhuma das perguntas, demonstrando conhecimento e segurança nas respostas.
A importante fala do Secretário, que é fala oficial do governo, levantou alguns pontos que precisam ser retomados em outro momento, não agora, devida a sua importância para grupos e segmentos da cidade. O Secretário e demais órgãos do governo precisam esclarecer melhor sobre os recurso das inscrições do concurso público: quanto de valor ainda resta em conta? Quanto foi “subtraído” e por quem? E quando (previsão) será devolvido aos verdadeiros donos?; Também sobre o recolhimento do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que, segundo o Secretário, foi descontado dos salários dos funcionários (últimos meses) e não repassado pela gestão passada ao órgão responsável por assegurar os pagamentos das futuras aposentadorias; Outro tema importante é sobre o destino que será dado ao recurso dos festejos juninos, que esperamos, seja usado para socorrer as famílias carentes (hoje mais carentes), por terem sido penalizadas com o cancelamento das sete toneladas de peixe.
Os esclarecimentos que precisam ter a atenção dos Poderes Constituídos com máxima urgência, que trarão sérios desdobramentos, foi quando o Secretário afirmou que a licitação e o contrato com a Empresa Alicerce Construtora, Terraplanagem e Locadora Eireli (que coleta o lixo em nossa cidade) estão em acordo com a lei que regulamenta a licitação, na modalidade pregão, na forma eletrônica. Afirmou também que a mesma legalidade existe no contrato firmado com a Empresa Silva e Silva Comércio de Carnes LTDA e garantiu que a carne licitada será paga no valor de R$ 29,00 (vinte e nove reais), e não no de 46,00 (quarenta e seis reais) como alguns vereadores querem passar para a população.
Essas informações trazidas pelo Secretário Jailton Oliveira esclarecem muito por ser a versão oficial do Poder Executivo, mas contradizem com aquelas que os vereadores de oposição, que têm realizado um excelente trabalho de fiscalização, vem denunciando da Tribuna da Câmara.
Diante das denúncias dos Vereadores de oposição e dos esclarecimento trazidos pelo Secretário do Executivo, constatamos, até aqui, que os dois Poderes Eletivos estão funcionando como nunca antes na história do município. Ou seja, execução e fiscalização, fiscalização e execução. Contudo, o impasse continua e tem gerado debates inflamados (nas ruas e nas redes sociais) entre os moradores. Pior, essa polarização entre os poderes, pode dividir a cidade entre os adeptos da versão dos vereadores que podem passar a “atacar” o executivo, e os adeptos da versão do executivo que podem passar a “atacar” os vereadores de oposição.
Portanto, para evitar o agravamento deste quadro, torna-se necessário e urgente que os nobres vereadores (fazendo uso de uma de suas atribuições) convidem ou “convoquem” o digno Secretário de Administração e Finanças [que certamente não colocará objeção] para oferecer outros esclarecimentos e documentação na Casa do Povo, espaço legítimo para o bom debate democrático. Assim fazendo, as dúvidas serão sanadas, a tranquilidade pública retomada e a verdade, finalmente, prevalecerá.