COVID-19: hidroxicloroquina provoca aumento da mortalidade, confirma estudo
A análise colaborativa internacional de ensaios clínicos publicada na ‘Nature’ destaca, ainda, que o uso da cloroquina não oferece benefícios para pacientes
A hidroxicloroquina e a cloroquina, medicamentos que compõem o chamado “kit Covid”, usado na prevenção ou tratamento para quadros de infecção por COVID-19 sem comprovação científica, são responsáveis por respostas contrárias ao desejado, conforme aponta análise internacional de estudos publicada nesta quinta-feira (15/) na “Nature”. Segundo os dados apresentados, a hidroxicloroquina, inclusive, é associada ao aumento da mortalidade.
Entre os cinco estudos em pacientes ambulatoriais, houve três mortes, duas ocorrendo em um ensaio de 491 pacientes relativamente jovens com poucas comorbidades e uma em um pequeno ensaio com 27 pacientes. Para pacientes ambulatoriais idosos ou com comorbidades, as evidências são esparsas. A maioria dos 28 estudos excluiu pessoas com comorbidades com maior risco de eventos adversos de hidroxicloroquina e cloroquina.