HOMENAGEM] Em Macarani padre Zé Carlos será homenageado com seu nome em rua
Em Macarani um Projeto de Lei (PL) do legislativo e um requerimento da vereadora Edilene Maria (PSD), homenageará pessoas da cidade ou não, que contribuirão com o contexto, social, religioso e cultural da história recente de Macarani. Entre as várias pessoas que serão homenageadas com nomes de ruas, está a do padre José Carlos Conceição (Zé Carlos), que foi pároco na paróquia São Pedro na cidade.
O padre Zé Carlos deixou um acervo de conhecimento na Arquidiocese de Vitória da Conquista, de carismas de suas convicções religiosa daquilo que ele acreditava e pregava por onde passou. Tinha o reconhecimento por todos/as e por todas as entidades da sociedade civil organizada junto a sociedade.
Zé Carlos era uma referência na Arquidiocese para os movimentos negros ligados a Pastoral Afro e suas lutas dentro da Igreja como grupos de pertencimentos com pautas contra o racismo e todo tipo de discriminação. Na comunidade Quilombola do Cinzento na região de Planalto, foi uma grande referência para aquele povo ao ser um dos organizadores da celebração do dia da consciência negra no 20 de novembro, fez deste dia na comunidade uma festa que atraia gente de toda região e organizações sociais.
Também era uma grande referência para as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) em toda Arquidiocese e principalmente no vicariato São João onde a paróquia São Pedro de Macarani faz parte. Contribuiu muito com a Cebs do vicariato e com o fortalecimento dessas comunidades na Arquidiocese.
O padre Zé Carlos morreu no dia 18 de julho de 2017. O projeto foi votado nesta segunda-feira (12) por unanimidade pelos vereadores de Macarani. Agora segue para a prefeita da cidade, Selma Souto (PSD), para o sancionamento e posteriormente a ornamentação das ruas que ficam no Bairro Osvaldo Pistola, que também é uma homenagem à um ilustre morador da cidade.