COLUNA] A denúncia do vereador Hilton Rocha poderá nos revelar o lucro do lixo
Como possivelmente será em outros serviços, foi questionada a contratação da empresa responsável pela coleta de lixo na cidade de Itarantim. No caso, a Alicerce Construtora, Terraplanagem E Locadora Eireli. Aliás, a relevância consistente dos argumentos levados a tribuna da câmara na sessão da última terça-feira (6), pelo vereador Hilton Rocha, merece atenção e observância quando chegar ao Ministério Público. Tratar-se-á de (segundo averiguação do vereador) conter fortes indícios de vícios e direcionamento.
Quando os números forem averiguados à luz do organismo público judicial, eis que saberemos o que pretende ser o proceder da administração que se pauta numa ilustração de “nova história”. Em pouco mais de três meses, poderá o governo de Fábio Gusmão ser questionado de forma judicial para explicar a verificada imperfeição em suas formalidades legais. O juízo de seus fiscalizadores poderá nos revelar as intenções contratuais a partir do lixo recolhido na cidade.
Na razão da tribuna, o vereador Hilton Rocha considerou uma “grande hipocrisia” a não doação do peixe na semana santa, apesar das explicações educadas do secretário de administração. Eu convivi com a ‘habilidade’ discreta do secretário Jailton Oliveira (Jai Mamão). De fato, a ele pode ser atribuída a capaz destreza que o tempo lhe fez na prática militante dos labirintos espelhados da política. Por isso, sei do que é capaz quando lhe convém necessário essa maestria de forma particular para conduzir relações. Realmente, como se queira entender, é muito educado no que requer o jogo e suas nuances momentâneas de poder. Contudo, porém, talvez, apesar da lhe agradável experimentação pessoal no aparente espectro político de esquerda que se nos mostra, suas habilidades argumentativas não foram suficientes para que o peixe chegasse à mesa dos mais carentes num momento tão necessário. Mas, creio, peixe não deve ter faltado em sua ceia católica. Essa pandemia é de fato, viral, para além da infecção biológica —, eu sei daquilo que não gostaria de saber…
Ao revelar os valores previstos a serem gastos no recolhimento de lixo na cidade, o vereador Hilton Rocha tratou o fato como “aberração jurídica”, no que diz respeito à contratação da empresa Alicerce Construtora, Terraplanagem E Locadora Eireli, que foi contemplada com um contrato de R$ 610.999,92 (seiscentos e dez mil, novecentos e noventa e nove reais e noventa e dois centavos). Sendo que, outra empresa, a Pacific Serviços LTDA, mesmo tendo apresentado uma oferta de menor valor, conforme documentos verificados pelo vereador, de quase R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais) a menos, foi desclassificada por conta de 15 minutos de atraso. Portanto, diante o revelado a parecer “vício e direcionamento” não será o nomeado pregoeiro, Alexander Bonfim, que deverá explicar o estranho ato, até por desconhecer matizes e raízes municipais. Poderá e deverá sim, o secretário de administração, Jailton Oliveira, a se notar, o responsável pela a operação funcional do governo, prestar notas.
“Está faltando respeito, já nos primeiros 4 meses!”, denunciou Hilton Rocha. A Pacific Serviços LTDA, também acionará a justiça para cancelar o certame, informou o vereador. A partir dessa grave denúncia, outros números deverão ser revelados. Não se trata apenas de mais uma incongruência na gestão do prefeito Fábio Gusmão. Não é menos grave do que seu silêncio diante dos fatos e suas consequências. Em questão está um contrato a ser averiguado com muita atenção à luz do juízo eficiente do Ministério Público, após o vereador Hilton Rocha, documentado, formalizar a representação.
Assim, possa ser que, com a eficiência fiscalizatória do vereador Hilton Rocha no cumprimento de seu dever, outros de seus pares e de nós, percebam que nada começou bem como podem a vir se nos revelar “vício e direcionamento” noutros contratos. A história continuada registrará que não teve peixe na semana santa de 2021. Mas, para a presunção que admite prova em contrário, o lixo pode se tornar lucro como tudo que parece ser caro ao povo. Afinal, carne a 45 reais o quilo, é assunto para outro artigo…
De São Paulo, 8 de abril do Ano da Graça de 2021, J Rodrigues Vieira, para o ‘site’ Crônicas de Itarantim.