SEXTOU! VOCÊ CONTA OU EU CONTO? IGREJA É SERVIÇO ESSENCIAL?
Muitos cidadãos se sentiram representados e expuseram sua felicidade nas redes sociais com a aprovação por unanimidade do Projeto de Lei 003/2021 apresentado na última terça-feira (23) no Legislativo pelos vereadores Léo Ferreira, que é católico, e por Juarez Fernandes que é protestante. Igrejas, Templos, Terreiros de religiões de matriz africana como Umbanda e Candomblé, Centros Espíritas ou qualquer outra manifestação coletiva de credo agora são consideradas como atividades essenciais em período de calamidade pública no município de Itarantim.
Na quarta-feira (24), a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) também aprovou um projeto de lei que reconhece atividades religiosas como essenciais em tempo de crise como epidemia, pandemia ou catástrofes naturais no estado. De acordo com o decreto estadual, atos religiosos litúrgicos poderão ocorrer, respeitados os protocolos sanitários estabelecidos, especialmente o distanciamento social adequado e o uso de máscaras, bem como com capacidade máxima de lotação de 30%.
Como todo assunto envolvendo religião é delicado, principalmente se ele vai contra os interesses majoritários dos cristãos, as opiniões contrárias à decisão dos vereadores que foram externadas nas redes sociais geraram desconfortos na nossa frágil democracia sacro/gospel. É que para alguns cristãos, aqueles que defendem a Ciência e as medidas restritivas ou questionam a necessidade das ‘Igrejas Abertas’ enquanto o Comércio está fechado, querem ‘perseguir o povo de Deus’ ou ‘suprimir a sua fé’. São ‘os ateus’ ou é ‘uma tentativa comunista de silenciar os cristãos’. O vício em notícias falsas é grande nesse meio!
A questão ‘Ciência x Religião’ sempre ocasionou divergências, mas sejamos racionais. Perseguir jamais foi à intenção se levarmos em consideração que o quanto antes superarmos tudo isso, mais rápido as coisas se normalizarão. É válido recordar que quem sempre perseguiu os contrários às suas ideologias foram os religiosos e a História nos mostra isso. A Igreja Católica com sua Santa Inquisição perseguiu, torturou e matou pessoas? Sim! Protestantes radicais perseguem católicos e praticantes de outras religiões por não seguirem as mesmas doutrinas? Sim! Protestantes e Católicos invadem tribos para converter indígenas e exterminar culturas ancestrais? Sim! Católicos e Protestantes se consideram aptos a julgarem quem quiserem e como bem quiserem baseados em seus dogmas? Sim! E são os defensores da Ciência que estão perseguindo os cristãos? É óbvio que não!
Não nos esqueçamos de que lá atrás também foram os cristãos que fizeram sinal de ‘arminha’ dentro de suas Igrejas pra defender o Genocida que ocupa o cargo de presidente do país e que tanto tem prejudicado a luta contra o vírus. Não nos esqueçamos que o negacionismo de líderes religiosos infectou e matou inúmeras pessoas que acreditaram em absurdos como ‘covid não pega em crente’ ou ‘só pega em quem é do Diabo’, ALÉM DE OUTRAS QUE FORAM CONTAMINADAS E MORTAS POR ELAS . Não nos esqueçamos dos falsos profetas que se aproveitaram da fragilidade de suas ovelhas para vender produtos ineficazes contra o coronavírus. Não nos esqueçamos que tentaram culpar o Carnaval brasileiro como o motivo de estarmos enfrentando uma PANDEMIA GLOBAL. Não nos esqueçamos que existe uma ‘Bancada Evangélica’ extremamente conservadora que muito contribui para que não avancemos enquanto seres humanos abertos à diversidade em um Estado Laico.
O mundo inteiro tem se organizado para evitar ao máximo o contato entre as pessoas, e consequentemente a disseminação do vírus, até que no mínimo estejamos todos vacinados. A Educação, que obviamente é muito mais importante do que qualquer religião, vem aderindo ao EAD por não haver condições seguras para interações presencias nesse cenário. Sem contar os comerciantes que tem sido prejudicados pelos decretos e restrições ou os impactos financeiros e sociais que temos tido diante dos sacrifícios necessários para a diminuição de infectados e mortos pela Covid-19.
Não parece certo que a ‘manutenção da fé’ de alguns que precisam de Templos e líderes religiosos seja priorizada antes da EDUCAÇÃO ou da ECONOMIA, mas ela está oficialmente garantida independente das consequências que isso trará.
Se puder, fique em casa.
AXÉ! AMÉM! Glóriax e Aleluiax!