Mais uma Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Itarantim realizada debatendo projetos
Mais uma Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Itarantim foi realizada nesta terça-feira (23) com bons projetos sendo debatido, indicações e algumas homenagens feitas, como a de Pedro Dantas que faleceu nesta semana.
A sessão teve a presença de representantes do comércio local (Anderson Medrado e Joerlan Sobrinho) que usaram a Tribuna Livre da casa para falar do comércio local neste momento de pandemia, o site entrevistou Anderson, entrevista que publicaremos logo mais.
Além dos representantes do comércio, teve presente também o secretário de meio ambiente, o Sr. Robson Dantas que solicitou da casa espaço para falar do dia Mundial da Água.
Vereadores debateram assuntos de interesses da comunidade, como o Projeto de Lei que foi votado nesta noite, que prevê que as igrejas em Itarantim tem exercido uma função essencial neste período de pandemia, o projeto assegura o não fechamento destas Igrejas.
Além do projeto houve também indicações de estruturas de mobilidades como Quebra-Molas para bairros da cidade como Bob Kennedy e Senhor do Bom Fim dos vereadores Léo Ferreira e Jéferson Mototáxi.
Na tribuna algumas falas de destaque, como a do vereador Dr. Alváro que pediu sensibilidade ao prefeito sobre o decreto do governo do estado sobre o fechamento do comércio. O vereador ainda afirmou que Itarantim não há necessidade deste confinamento radical e fez duras criticas ao decreto do governador Rui Costa.
O vereador Naninho elogiou o governo do município que vem consertando as estradas vicinais de Itarantim, segundo ele afirmou que, é a primeira vez que essas estradas estão nestas condições.
Os vereadores Léo ferreira e Pedro Paulo fez duras críticas à alguns estabelecimentos como lojas e supermercados da cidade que não cumprem e não respeitam o decreto do uso de máscaras e higienização. Segundo eles, estes estabelecimentos não exigem das pessoas que frequentam este recinto o uso da máscara e que parece que está tudo normal.
O vereador Pedro ainda na sua fala afirmou que há comerciantes na cidade que paga aluguel que irão declarar falência por conta da pandemia e que preciso fazer algo por essas pessoas.
Houve também moção de horaria aos ativistas culturais, Paulo Faísca, capoeirista, que já vem há muito tempo desenvolvendo o projeto de capoeira na cidade, e também a senhora Dona Totinha, da cantoria de reis que à mais de 50 anos leva a tradição desta cultura ao povo de Itarantim.
O vereador presidente da casa Zeza Gigante, salientou sobre uma organização onde envolva todos, Zeza pediu que os vários setores da sociedade de Itarantim se juntem para debater sobre o assunto da pandemia e a economia. O vereador ainda afirmou e projetou a ideia de procurar o prefeito (hoje quarta 24) para dialogar e afirmou que a casa está sempre aberta para debater sobre o assunto.
Zeza finalizou cobrando da secretária de educação (Maria d´ajuda, uma explicação à público das cobranças que tem sido sempre constantes em relação as aulas e o kit alimentação para as famílias de alunos.
A mesa diretora da casa sobre o comando do vereador Zeza Gigante enfatizou a importância do debate nos projetos e convidou a população para acompanhar as sessões pelos veículos de comunicação.
A sessão mais uma vez teve a transmissão da Tv Web Regional, como também das rádios Itarantim FM e Três Pontas FM. Acompanhada pelo radialista apresentador do Programa Se Liga Negão, Joílson Santos e cobertura total dos blogs Crônicas de Itarantim e Politize Itarantim.