RELIGIÃO] A Igreja católica celebra hoje 19 de março a Solenidade de São José, Esposo de Maria e modelo de todas as virtudes
A Igreja e comunidades que tem como padroeiro, São José, celebra hoje 19 a solenidade da festa em homenagem ao Santo pai adotivo de Jesus Cristo e esposo da virgem Maria. São José no contexto bíblico teve papel fundamental na história do cristianismo, segundo a bíblia ele recebeu Maria como esposa depois de um anjo do senhor ter o alertado sobre a gravidez da virgem.
Modelo de família, patrono da Igreja e protetor da Sagrada Família ele foi o escolhido por Deus para uma missão de patrono da Igreja e acolher aquele que viria ser o salvador.
No Evangelho de São Mateus, vemos como foi dramático para esse grande homem de Deus acolher, misteriosa, dócil e obedientemente. “Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor tinha mandado e acolheu sua esposa” (Mt 1,24).
São José também é patrono dos trabalhadores
O grande São Justino (†167), filósofo e mártir nascido na Palestina, diz-nos que São José fabricava cangas de bois e charruas, uma espécie de arado.
A vida de São José esteve cheia de trabalho: primeiro em Nazaré, depois talvez em Belém, mais tarde no Egito e por último novamente em Nazaré. O seu ofício requeria naquela época destreza e habilidade. Na Palestina, um “carpinteiro” era um homem hábil, especialmente hábil e muito apreciado. Todos deviam conhecer José pelo seu trabalho. Não podia ser outro o perfil humano daquele que secundou com prontidão os planos de Deus e se viu submetido às mais difíceis provas, conforme nos relata o Evangelho de São Mateus.
São José, rogai por nós!
Reisado de São José: