Com 97% dos leitos de UTI ocupados Vitória da Conquista pode entrar em colapso
A taxa de ocupação dos leitos de UTI destinados ao tratamento do Coronavírus em Vitória da Conquista é a maior registrada oficialmente desde o início da pandemia. Conforme apurado pela redação do Blog do Sena, nesta quinta-feira (18), no Painel Epidemiológico mantido pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o índice de ocupação é de 97%.
De acordo com o índice, dos 70 leitos disponíveis, 68 estão ocupados. Assim, existem apenas 2 leitos de UTI disponíveis para atender a demanda do município e de toda a região, uma vez que a cidade é referência no tratamento da doença.
No Hospital de Base, os 40 leitos existentes estão ocupados, sendo que 23 pacientes estão em ventilação mecânica; no Hospital das Clínicas de Conquista (HCC), dos 20 leitos existentes, 18 estão ocupados, sendo que 6 pacientes estão em ventilação mecânica; e no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) os 10 leitos destinados ao tratamento da Covid-19 estão ocupados, sendo que 2 pacientes estão utilizando ventilação mecânica.
Segundo os dados publicados no último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), dos 19.177 casos de Covid-19 confirmados, 493 ainda estão ativos.
A partir desta sexta-feira (19), começa a valer o toque de recolher no município, que tem como finalidade conter o avanço dos casos da doença.
Fonte: Blog do Sena