Colégio de Tempo Integral construindo em Itarantim terá nome da professora Tia Dina

Chegaram ao fim as discussões sobre o nome do novo Colégio de Tempo Integral que está sendo construído pelo governo do estado na BA 270, em Itarantim. O colégio será denominado com o nome da professora Adinália Pereira de Araújo, mais conhecida como Tia Dina na cidade.
Esse assunto foi um dos temas debatidos na Câmara de Vereadores de Itarantim, e acompanhado pelo site Crônicas de Itarantim, onde houve uma proposta para que o colégio recebesse o nome do pai do prefeito Antônio Gusmão. No entanto, a portaria que oficializa a denominação do Colégio de Tempo Integral como Adinália Pereira de Araújo foi publicada nesta quarta-feira, 2 de abril.
Leia portaria:
PORTARIA Nº 484/2025 – A SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA, no
uso de suas atribuições, RESOLVE: Determinar a mudança de denominação e endereço da
instituição pública de ensino COLÉGIO ESTADUAL NAOMAR SOARES ALCANTARA, código
MEC nº 29283230, código SEC nº 1166613, localizado na Travessa Afrânio Ferraz, s/n, bairro
Centro, município de Itarantim, criado por meio da Portaria nº 7239, D.O.E. de 24/11/1993, que
ministra o Ensino Médio, Tempo Juvenil, a Modalidade da Educação de Jovens e Adultos Tempo
Formativo – Nível Médio e Educação Profissional e Tecnológica, passando a denominar-se
COLÉGIO ESTADUAL DE TEMPO INTEGRAL ADINÁLIA PEREIRA DE ARAÚJO, a partir
de 2025, tendo como entidade mantenedora o Governo do Estado da Bahia, que passará a
funcionar na Rodovia BA 270, bairro Morumbi, no Município de Itarantim, conforme o processo
SEI nº 011.7628.2025.0032750-03. Salvador, 2 de abril de 2025. Rowenna dos Santos Brito –
Secretária Estadual da Educação.
UMA PEQUENA VISÃO PANORÂMICA SOBRE A HISTÓRIA DE TIA DINA.
A Professora Adinália Pereira de Araújo, Tia Dina, nasceu em Encruzilhada-BA em 01/02/1946.
Acompanhando a sua família, veio para Itarantim-BA, ainda criança. Chegou a Itarantim quando a cidade ainda era conhecida como um pequeno povoado conhecido pelo apelido de “ACABAJÁ”. Teve como primeiro mestre o Professor Estêvão Araújo, personalidade bastante conhecida na construção da História da educação de Itarantim.
Tia Dina, ainda adolescente, se destacou entre os alunos daquela época e por isso, escolhida pelo professor Estêvão Araújo, passou a ajudar a alfabetizar os alunos desta modalidade de ensino, na Escola Educandário. Com o passar do tempo a professora Adinália, Tia Dina, concluiu o seu curso na área do magistério, em Itapetinga, dando assim continuidade à sua jornada como educadora da rede municipal de educação de Itarantim. Sempre esteve aberta às atualizações pedagógicas e dedicou-se à educação de qualidade até a sua aposentadoria. No decurso da sua vida, sempre trabalhou como professora de Português. Trabalhou em várias localidades municipais como o Centro Educacional Cenecista de Itarantim, pela CNEC e por fim o Complexo Educacional Municipal Lourival Souto. Enquanto professora, Tia Dina, respeitosamente, marcou positivamente a vida de inúmeros alunos do município, como professora e como amiga. Não podemos deixar de destacar a sua seriedade e compromisso com a educação de qualidade de Itarantim. Como colega de trabalho, Tia Dina foi reconhecida como uma colega agradável, amiga e parceira. Como cidadã, Tia Dina, teve uma participação especial na construção da História política, social e cultural desta cidade. Infelizmente, após bastante sofrimento, em 17/11/2022, vítima de um câncer, a voz da nossa querida professora, Tia Dina, foi silenciada. Que o Senhor nosso Deus tenha lhe dado um lugar de paz e descanso na eternidade. Ficou por aqui então seu legado e respeito à sua memória. Para a família e amigos, ficou o amor e a saudade eterna.