Prefeita de Maiquinique e seu esposo são alvos de investigação do Ministério Público por improbidade administrativa

O Ministério Público do Estado da Bahia abriu investigação contra a prefeita da cidade de Maiquinique, Valéria Silveira, do PV, e seu esposo, Charles Moreira , por supostos atos de improbidade administrativa. As denúncias, registradas sob os números IDEA 003.9.43166/2025 e IDEA 003.9.45762/2025, envolvem irregularidades na gestão municipal e reforçam a crise política e moral que assola o município no segundo mandato da prefeita.
Maiquinique enfrenta uma série de denúncias diárias de irregularidades na administração pública, levando a múltiplos inquéritos no Ministério Público Estadual e Federal. A gestão de Valéria Silveira já responde a outras ações (que publicaremos logo mais) por suspeita de fraude em licitações, com pedido de condenação da prefeita pelo MP. Agora, a prefeita e seu marido são novamente investigados, desta vez por supostos desvios éticos e administrativos.
Charles Moreira, que ocupa o cargo público criado exclusivamente para ele, através de Projeto de Lei (PL) enviado pela prefeita em dezembro de 2024, tem sido alvo de críticas por sua atuação influente na Prefeitura, agindo, segundo relatos, de forma “ditatorial e coronelista”. Moradores e servidores denunciam que ele “usurpa o poder da prefeita, esvazia suas ordens e comanda o município com mãos de ferro como se fosse o prefeito”, configurando um grave cenário de ingerência política.
O caso reforça a percepção de uma gestão marcada por controvérsias e questionamentos jurídicos. Enquanto as investigações avançam, a população aguarda respostas sobre os rumos da administração municipal.
Como sempre, o site deixa o espaço aberto para manifestações, caso a Prefeitura queira.