O ex-prefeito da cidade de Potiraguá, Jorge Cheles, que governou a cidade por dois mandatos (2016/2024) teve mais uma de suas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM). O julgamento aconteceu na última quinta-feira, 20 de fevereiro e, o TCM recomendou à Câmara de Vereadores do município a rejeição das contas do prefeito referentes ao ano de 2022.
De acordo com informações do órgão, o prefeito foi penalizado pela não aplicação mínima de 25% da receita resultante de impostos e transferências legais na manutenção e desenvolvimento do ensino. A prefeitura aplicou apenas 24,32%, descumprindo assim o artigo 212 da Constituição Federal.
Além disso, o TCM identificou violação de exigências previstas nas leis federais relacionadas à realização de procedimentos licitatórios e contratos da Prefeitura. Como resultado, o gestor foi multado em uma quantia de R$ 5 mil.
Durante os seus oito anos de mandato na Prefeitura de Potiraguá, Jorge Cheles teve diversas contas rejeitadas. Agora, caberá exclusivamente à Câmara de Vereadores votar no parecer do TCM, o que pode acarretar problemas para Cheles no futuro, podendo até torná-lo inelegível.