As tempestades e chuvas intensas devem afetar o todo o país nesta terça-feira (11), exceto a região Sul, que sofre com altas temperaturas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O calor na região Sul está tão intenso que a Justiça do Rio Grande do Sul atendeu ao pedido do sindicato dos professores estaduais e adiou o início das aulas na rede pública, que seria nesta segunda-feira (10). A onda de calor é classificada como de grande perigo, com temperaturas 5ºC acima da média por até cinco dias.
Além do calor, áreas do Centro-Oeste e Sudeste enfrentarão tempestades, com o Inmet emitindo alertas para chuvas fortes em várias regiões nesta terça-feira (11). Espera-se precipitação de 20 a 30 mm/h, ventos de até 60 km/h e risco de granizo.
O Inmet também emitiu alertas para o Norte, Nordeste e Centro-Oeste. As chuvas podem ser intensas, com ventos de até 100 km/h em alguns pontos. A recomendação é evitar abrigar-se sob árvores e estacionar perto de torres ou placas, devido aos riscos de quedas e descargas elétricas.