Cultura: Festa de Santos Reis é realizada na tradicional casa de Dona Totinha em Itarantim
A tradicional Festa de Reis foi realizada mais uma vez na casa de Dona Totinha. Após uma jornada pelas ruas de Itarantim, a celebração foi finalizada na noite dessa segunda-feira, 6 de janeiro, na residência da Dona Totinha.
Dona Totinha realiza a Festa do Santo Reis há mais de 50 anos no município e sua celebração já é reconhecida em nível estadual. Em Itarantim, nesta data, ela reúne mais de 50 pessoas em sua casa para celebrar o dia de Santo Reis com orações, muita alegria e danças, que incorporam todos os elementos culturais dos reisados atraindo várias pessoas.
Origem da festa
A Festa de Reis, celebrada no dia 6 de janeiro, tem suas origens na tradição cristã que comemora a Epifania, que marca a revelação de Jesus Cristo ao mundo. Essa data é especialmente significativa porque celebra a visita dos Três Reis Magos (ou Sábios) a Jesus, conforme narrado no Evangelho de Mateus. Eles trouxeram presentes de ouro, incenso e mirra, simbolizando a realeza, a divindade e o sofrimento que Jesus enfrentaria.
No Brasil, a festa ganhou características regionais e se mistura com tradições locais, incluindo elementos da cultura africana e indígena. Em várias partes do país, é comum ver celebrações que incluem danças, músicas e encenações teatrais que retratam a jornada dos Reis Magos. Além disso, as tradições podem variar entre as regiões, com práticas como as “folias de reis”, onde grupos de pessoas vão de casa em casa cantando e coletando donativos, como aconteceu em Itarantim.
A Festa de Reis também é um momento para celebrar o encerramento das festividades natalinas e é muitas vezes marcada por comidas típicas e confraternizações familiares.
Confira momentos da Festa de Santos Reis e galeria fotográfica da cobertura da redação do site Crônicas de Itarantim. Clica no link: https://www.instagram.com/p/DEgjrzCuUSD/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==