DO CRÔNICAS DE ITARANTIM – Uma matéria divulgada pelo G1 Bahia nesta quarta-feira (18) revelou que mais de 60% dos presídios da Bahia registram mais detentos do que a capacidade normal.
Ainda de acordo com informações do site, o Conjunto Penal de Eunápolis, localizado no extremo sul do estado, onde 16 presos fugiram na última quinta-feira (12), também se encontra superlotado. Das 27 unidades prisionais da Bahia, 18 estão com superlotação, conforme informou a Administração Penitenciária (SEAP).
O sistema prisional do Brasil é um tema que já vem sendo debatido há muito tempo devido à superlotação. Outros conjuntos penais nas cidades de Feira de Santana e Teixeira de Freitas, no sul da Bahia, também estão com lotação máxima.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o presídio de Feira de Santana tem capacidade para 1.280 presos, mas abriga atualmente 1.946 internos, ou seja, 666 a mais do que deveria. O estado mais crítico é o do conjunto penal de Teixeira de Freitas, que possui praticamente o dobro da capacidade: atualmente são 608 detentos em um espaço que comporta apenas 316.
Em Eunápolis, cinco dias após fuga, nenhum dos 16 detentos do Conjunto Penal foi recapturado pela polícia. Três suspeitos de invadir unidade morreram e dois foram presos.